O poder da religião no lar e o preparo de uma geração para Deus

O poder da religião no lar

Banana com aveia e leite de amêndoa
20/08/2017
Como estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas nos filhos utilizando métodos cristãos
12/09/2017
Exibir tudo

O poder da religião no lar

A presença da religião no lar é de um valor inestimável. “A religião é, na família, um maravilhoso poder. A conduta do esposo para com a esposa e dela para com ele pode ser tal que torne a vida no lar uma preparação para pertencer à família celestial.” Fundamentos do Lar Cristão, pág. 67.

Como a religião se apresenta em sua família? Ela é algo enfadonho ou uma benção para o lar?

Muitos que hoje são adultos no passado tiveram a triste experiência de ver a religião ser mal conduzida em seu lar. Em alguns casos os pais professavam a fé cristã, mas não a tornavam prática no dia a dia da família. Em outros casos os filhos eram obrigados, até certa idade, a se submeterem a um estilo de vida religioso o qual não compreendiam. Em alguns lares a Bíblia era apenas um amuleto, um livro que ficava aberto enfeitando algum canto da sala. Em outros, ela era usada apenas no momento de repreensão. E poderíamos listar ainda várias outras realidades comuns a famílias cristãs. Isso produziu, entre outras coisas, adultos que não sabem ao certo como conduzir adequadamente a religião no lar, que não sabem como tornar a Bíblia um livro interessante para seus filhos.

A presença da verdadeira religião, do estudo da Bíblia e da prática da vontade de Deus é o que prepara nossa família para o lar do Céu! Muitos casais, ainda sem filhos, já dispensam a realização do culto familiar. Não estudam a Bíblia juntos, não conversam sobre as coisas do céu… Vão à Igreja, mas não vivem a religião que dizem seguir.

Se não conseguem encontrar tempo ou ter disposição para levantar um altar ao Senhor em seu lar quando ainda não têm filhos, imagine quando os filhos vierem! A vinda dos filhos, nesses casos, torna-se uma desculpa para a falta de tempo para se achegar a Deus, conversar com Ele e estudar Sua Palavra. Que peso é colocado sobre a criança quando atribui-se às necessidades dela o motivo para não haver no lar um altar erguido diariamente ao Senhor.

A religião de Cristo, quando praticada, tem o poder de tornar nossos lares um pedacinho do Céu. “Corações cheios do amor de Cristo jamais podem estar em desarmonia. Religião é amor, e o lar cristão é aquele onde o amor reina e encontra expressão em palavras e atos de solícita bondade e gentil cortesia.” Fundamentos do Lar Cristão, pág. 67.

Quando vemos quantos lares cristãos hoje negligenciam a prática da religião no lar, entendemos a infinidade de problemas familiares que as pessoas enfrentam. Não existe amor longe de Deus, porque Deus é amor. Não há paz longe de Deus, porque é Deus quem nos dá a paz. Não há lar feliz longe de Deus, porque Deus é o criador do lar e é quem concede felicidade.

Quantos pais e mães cristãos se queixam de que seus filhos são desobedientes, não os respeitam, ou são alvo de reclamações na escola! Muitas vezes, a origem desses e outros problemas está na ausência da prática da religião no lar.

Nosso lar na Terra nos prepara para o futuro. Que futuro é esse? Essa resposta depende da escolha de cada um! Podemos como pais, preparar hoje uma geração para fazer parte da família de Deus.

Karyne Correia
Karyne Correia

Karyne Correia é mãe do Ben e madrasta da Isabela. Tem graduação e mestrado em Psicologia, formação em teoria musical, e se aventura no campo do artesanato e da costura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *