Janelas do desenvolvimento - Inteligências Múltiplas - www.pequeninaluz.com

Janelas do desenvolvimento – Inteligências Múltiplas

Stress durante a gravidez e os efeitos no bebê
25/09/2017
Como evitar que o seu stress atrapalhe a educação do seu filho – Reprise da palestra ao vivo
05/11/2017
Exibir tudo

Janelas do desenvolvimento – Inteligências Múltiplas

Se você já realizou o minicurso “Desenvolvimento Total“, então você, provavelmente, já entendeu que temos muitas capacidades a desenvolver além de ler e somar.

O desenvolvimento infantil ocorre em fases. Em cada época estamos mais aptos a desenvolver algumas capacidades do que outras. É a esses períodos que chamamos de janelas do desenvolvimento.

Eles ocorrem porque mudanças estão ocorrendo continuamente no cérebro, promovendo assim oportunidades para o desenvolvimento de diferentes habilidades.

No livro “As inteligências múltiplas e seus estímulos”, Celso Antunes apresenta o período de maior abertura dessas janelas. São eles:

  • Inteligência Espacial: dos 5 aos 10 anos
  • Inteligência Linguística: do nascimento aos 10 anos
  • Inteligência Musical: dos 3 aos 10 anos
  • Inteligência Cinestésica corporal: do nascimento aos 5 ou 6 anos
  • Inteligências Pessoais: do nascimento à puberdade
  • Inteligência Lógico-Matemática: de 1 a 10 anos
  • Inteligência Pictórica: do nascimento até 2 anos
  • Inteligência Naturalista: dos 4 meses aos 14 anos

Perceba que, basicamente, o período de 0 a 6 anos é o período mais rico para o desenvolvimento de todas as inteligências listadas acima. Isso não significa que após esse período não podemos trabalhar capacidades relacionadas às diferentes inteligências listadas. É claro que podemos. Contudo, após esse período não teremos as mesmas oportunidades temos durante ele, e algumas coisas podem se tornar mais difíceis.

Se você deseja estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas em seus filhos, utilizando um método cristão, então conheça o Programa “Bem-vindo ao mundo” (para crianças de 0 a 12 meses) e o Programa de Estudo da Bíblia “Pequenas Histórias, Grandes Lições“.

Karyne Correia
Karyne Correia

Karyne Correia é mãe do Ben e madrasta da Isabela. Tem graduação e mestrado em Psicologia, formação em teoria musical, e se aventura no campo do artesanato e da costura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *