Festa de aniversário infantil cristã: sugestões de como fazer
Bíblia: o melhor livro para as crianças
06/08/2017
Banana com aveia e leite de amêndoa
20/08/2017
Exibir tudo

Aniversário cristão

Festa de aniversário infantil – Um dos eventos mais frequentados por pais de crianças são as festas de aniversário infantis. Existe um mercado próprio para isso, e em geral o que vemos são temas de filmes e desenhos animados para a decoração. O mesmo se dá quanto aos presentes. Em geral estão relacionados aos personagens de desenhos animados ou a programas de TV.

E para nós, cristãos? Será que existe uma forma mais adequada de comemorarmos os aniversários de nossos filhos?

Certamente!

Precisamos ter em mente que tudo na vida de um cristão deve ser para a glória de Deus. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31. Isso inclui as comemorações de aniversários.

Outro aspecto importante que precisamos ter em mente é que a verdadeira educação visa formar em nossos filhos (e em nós) um caráter semelhante ao de Jesus. E uma das características muito evidentes do caráter de Cristo é a humildade. Alguns aspectos característicos de uma festa de aniversário infantil tradicional são uma influência para o desenvolvimento de traços negativos de caráter, tais como orgulho e materialismo. As crianças são colocadas como o centro do mundo, nessas ocasiões e são ensinadas (mesmo que não verbalmente) a desejarem presentes. Algumas chegam a faltar com o respeito caso não ganhem aquilo que pediram.

Quando estava grávida, eu li esse texto que me fez refletir muito e que compartilho aqui com você:

“Sob a dispensação judaica, fazia-se a Deus, por ocasião do nascimento dos filhos uma oferta, isto por Sua própria indicação. Vemos agora os pais se dando a trabalhos especiais para darem presentes aos filhos no dia de seu aniversário; fazem desse dia uma ocasião de honrarem a criança, como se honra fosse devida ao ser humano. … Pela vida, a saúde, o alimento e o vestuário, não menos do que pela esperança da vida eterna, somos devedores ao Doador de todas as bênçãos; e devemos a Deus reconhecer-Lhe os dons, e apresentar nossas ofertas de gratidão a nosso supremo Benfeitor. Essas ofertas de gratidão são reconhecidas no Céu.

Caso os pais cristãos houvessem acostumado os filhos a apresentarem ofertas a Deus em reconhecimento de Seu grande dom da salvação aos homens, como seria diferente o caráter dos jovens! Seu espírito teria sido desviado de si mesmos para o bendito Salvador. Haveriam sido ensinados a considerar que Ele os amou, e que é a fonte de toda bênção; que é sua esperança de felicidade e vida eterna.

Houvesse esta espécie de educação sido dada aos nossos filhos, e veríamos hoje mais rapazes varonis, mais moças dotadas do senso de sua feminilidade. Veríamos os jovens crescendo com resistência moral, com princípios puros, com mentes bem equilibradas e um belo caráter, porque o Modelo estaria sempre diante de seus olhos; seriam impressionados com a importância de imitar a excelência de Jesus, a norma. … Deus quer que os jovens e os de idade mais madura olhem para Ele, creiam em Jesus Cristo a quem Ele mandou, e tenham Sua presença no coração; então uma nova vida vivificará toda faculdade do ser. O divino Consolador estará com eles, para os fortalecer em sua fraqueza e os guiar em suas dificuldades. … Ele lhes tornará claro o caminho da vida.” Filhos e Filhas de Deus, pág. 152.

Eu sei que diante de palavras tão fortes, muitos pais podem pensar: e agora? Uma festa de aniversário infantil não é um evento simples. Envolvem aspectos culturais, familiares e afetivos. Especialmente os aspectos afetivos são muito delicados. Por isso compartilho abaixo algumas sugestões.

1. Ensine ao seu filho que o dia do aniversário dele é um dia de gratidão a Deus e reflexão.

“Por ocasião de aniversários devem os filhos ser ensinados que têm motivo para agradecer a Deus por Sua amorável bondade em lhes haver preservado a vida por mais um ano. Preciosas lições podem assim ser dadas.” Conselhos para a Igreja, pág. 162.

Isso deve ser ensinado não apenas verbalmente, mas na prática. Ore com ele agradecendo a Deus pelo ano de vida que se completou. Separe com ele uma oferta especial de gratidão a Deus para que ele entregue no próximo culto na igreja. Trate-o como alguém que recebeu uma grande bênção e não como alguém que realizou um grande feito. Reflita com ele sobre as coisas que aconteceram no último ano, como Deus o protegeu e lhe deu saúde e vida. Converse com ele sobre que aspectos ele precisa melhorar no novo ano que Deus está lhe concedendo, para se tornar cada dia mais semelhante a Jesus.

2. Faça um culto de gratidão.

Eu gosto de comemorar meus aniversários assim. Fico feliz em receber uma festa surpresa. É bom se sentir amada. Eu seria mentirosa se dissesse que não gosto quando as pessoas expressam afeto por mim. Mas se eu tenho que organizar uma comemoração para o meu aniversário, eu organizo um culto de gratidão. Podemos criar o hábito em nossos filhos, desde cedo, de comemorar seus aniversários fazendo um culto a Deus, e este culto pode ser feito em nosso próprio lar.

3. Use as festas de aniversário como meio de testemunhar do amor de Deus.

Podemos também fazer uma festa cristã. Eu vejo nas festas de aniversário um potencial tremendo para testemunharmos. Obviamente, para que ela tenha essa finalidade, devemos cuidar com alguns detalhes:

  • Escolher temas que voltem a mente das pessoas para as coisas de Deus.
  • Utilizar músicas que louvem e glorifiquem a Deus.
  • Oferecer uma alimentação saudável, afinal de contas nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
  • Convidar as pessoas independente de sua classe social, afinidade ou poder aquisitivo. Isso pode parecer muito óbvio, mas na prática pouco se atenta para isso. Sabe aquele vizinho que não trata bem o seu filho quando estão no parquinho? Convide ele. A diarista que estará em sua casa no dia seguinte auxiliando na limpeza também pode ser sua convidada. Aquele irmão da igreja que tem feito fofocas sobre você, deve ser o primeiro da sua lista.
  • Separar um momento para que a Bíblia seja aberta e todos possam refletir nas promessas de Deus.
  • Ofereça aos convidados uma lembrança que enriqueça a vida espiritual deles.
  • Fazer algo econômico. Lembre-se que somos mordomos de Deus e devemos administrar sabiamente os recursos financeiros que Ele nos confiou.

Para tornar um pouco mais palpável tudo o que escrevi nesse último tópico, compartilho abaixo nossa experiência com o aniversário de 1 ano do Ben. Talvez o aniversário de 1 ano seja o mais esperado por muitas pessoas. Existe uma expectativa dos avós, dos tios, dos amigos… e existe também, no coração dos pais, uma alegria imensa por 12 meses de vida de seu pequeno filho. Em nosso caso foram meses maravilhosos e ao mesmo tempo desafiadores, devido à alergia alimentar que o Ben teve. Eu, especialmente, sofri muitas privações, das quais não me queixo, mas também não nego que foram privações. Eu realmente tinha inúmeras razões para agradecer. Então, apesar de não ter a intenção de fazer festas de aniversário, decidi que faríamos uma para a comemoração do primeiro ano.

A princípio eu queria uma decoração apenas com nuvens. Mas certo dia me encantei com um balão de ar quente feito de feltro, e achei que de alguma forma a imagem de um balão me ajudaria na transmissão da ideia que eu deseja passar aos convidados – a de que em breve viajaremos para o céu. (Amém!)

O convite foi muito simples, feito em casa mesmo, com papel craft, fita de cetim e nuvens de EVA.

Para a decoração das mesas fizemos nuvens e balões de EVA, e usamos vidros que juntamos ao longo dos meses, os quais enchemos com palha e decoramos com fita de cetim e EVA.

mesa convidados festa de aniversário infantil

Como não daríamos conta de fazer tudo, contratamos uma decoradora de festa de aniversário infantil que preparou um painel simples, como pedimos, apenas com o nome do Ben, poucas bolas, e alguns porta retratos na mesa do bolo (que era apenas decorativo também). Ela também nos forneceu os móveis, arranjos de flores naturais e os recipientes onde colocamos o bolo, os docinhos, e os cupcakes, tudo por um preço excelente.

Ao invés de contratar um buffet próprio para um festa de aniversário infantil, que geralmente oferecem poucas alternativas de alimentos saudáveis, todos os alimentos servidos foram preparados em nossa casa. Somos vegetarianos (não consumimos carnes, ovos, leite ou derivados) e tudo o que servimos estava de acordo com a alimentação que seguimos. Por não contratarmos garçons para servir os alimentos, fizemos plaquinhas para identificar cada prato.

É comum que numa festa de aniversário infantil os convidados ganhem algum tipo de lembrança. Optamos por dar às crianças um CD infantil com versos bíblicos cantados. É o CD “Está Escrito” produzido pelo Projeto Restaure. Fizemos uma capa com uma foto do Ben e uma pequena mensagem, e colocamos por sobre a capa original do CD. A mensagem que escrevemos foi: “Em breve haverá uma linda festa no céu. Viajaremos nas nuvens até lá. Quero encontrar você lá também! (Apocalipse 1:7)”

Durante a festa, deixamos tocar as músicas do CD “Deus criou” também do Projeto Restaure.

Alguns pais cristãos se sentem desconfortáveis com o cântico tradicional de Parabéns nos aniversários. Romper com o uso desse cântico numa festa de aniversário infantil pode ser uma tarefa desafiadora, mas para os que se incomodam com isso, por entenderem que a música coloca a criança e não Deus como o centro do louvor, há outros cânticos com a mesma melodia que podem ser utilizados. Eu gosto desse aqui, que é uma oração:

Oh paizinho do Céu

Sua bênção vem dar

Ao querido….

E também ao seu lar.

Na área de cursos para pais do Portal Pequenina Luz irei disponibilizar ideias de temas cristãos para uma festa de aniversário infantil, com moldes e o passo a passo de como fazer tudo de forma econômica e que glorifique a Deus.

 

Karyne Correia
Karyne Correia

Karyne Correia é mãe do Ben e madrasta da Isabela. Tem graduação e mestrado em Psicologia, formação em teoria musical, e se aventura no campo do artesanato e da costura.

5 Comentários

  1. Clairis disse:

    Muito bom!

  2. tana disse:

    Parabens pelo lindo trabalho
    Faço feira de saude kids no aniversario de meu filhote para lembra lo que a vida é uma benção que precisa ser preservada e ensinar seus coleguinhas tambem

  3. Silvania Keller disse:

    Parabéns pelo artigo e por compartilhar
    . Estava precisando de algo assim, para nos incentivar.

  4. Aline Vieira disse:

    Eu já pensava mesmo em fazer da festinha de aniversário da minha filha, um meio pra evangelizar rsrs gostei muito das ideias! Tbm vou compartilhar aqui meu projeto p aniversário da minha filhinha, pra complementar.
    Vou fazer com o tema ” 3 palavrinhas” ou “turma do CristãoZinho” que são desenhos cristãos que minha filhinha gosta muito.
    Pretendo convidar umas crianças carentes daqui do bairro, pra terem uma tarde divertida.
    Vou fazer frutas no palito ( uva e morango, manga)
    Salada de frutas
    Sucos em potes com torneirinha.
    Melancia no palito de picolé.
    Banana no palito com chocolate fracionado por cima fica uma maravilha tbm.
    Sanduíches com patê saudável( Na Net tem)
    No meio de cada mesa vou colocar de Eva “Deus é amor” com um balão de coração e uma mensagem bíblica.
    Nas sacolinhas de balas das crianças tbm terá mensagens bíblicas, é um estudo bíblico para os pais fazerem com as crianças.
    Vou espalhar versos da Bíblia nas paredes tbm.
    Gostei muito da ideia do CD. Vou aderir tbm.
    Lembrancinhas feitas em casa como : bíblia de Eva ou feltro, com alguns verso e figuras são bem legais.
    Para o país terá caldinho, e alguns salgadinhos e refrigerante se desejarem.
    Nós docinhos vou colocar totens com versos da Bíblia.
    Vou alugar um kit de jogo provençal baratinho, colocar poucas bolas e umas pelúcias…haa porta retratos como sugeriram aqui neste post.
    Enfim… Muito obrigada pequena luz, que Deus abençoe sempre vcs! Vcs estão em minhas orações. Que com esse dom maravilhoso que vcs tem, vcs consigam ajudar muita gente, para a honra e glória do Senhor! Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *