Como ganhar tempo e fazer o dia render - www.pequeninaluz.com

Como ganhar tempo e fazer o dia render

Como estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas nos filhos utilizando métodos cristãos
12/09/2017
Stress durante a gravidez e os efeitos no bebê
25/09/2017
Exibir tudo

Como ganhar tempo e fazer o dia render

Todos recebemos diariamente 24h para administrarmos. E acho que quase todos temos a impressão de que essas horas passam como poucos minutos. É tanta coisa pra fazer!

Ser mãe me ajudou a ter um novo olhar sobre a administração do tempo. Até pouco antes de eu engravidar, eu achava que eu tinha pouco tempo. Então, em 2015 eu iniciei o ano com o propósito de utilizar menos as redes sociais. Designei horários específicos no dia para poder cuidar das minhas redes sociais (até porque elas já eram uma ferramenta de trabalho para mim), mas reduzi consideravelmente o tempo para essas atividades.

Em poucos dias eu descobri que eu tinha mais tempo do que imaginava. Poucos meses depois engravidei e comecei a organizar tudo para a chegada do Ben. Voltei a ter a sensação de que 24h era pouco tempo. Era tanta coisa para organizar!

Pois bem. O Ben nasceu, e aí eu descobri que durante 28 anos eu tive tempo de sobra (risos). Agora eu tinha um bebê que dependia 24h por dia de mim. E eu precisava dar conta dele e de uma série de atividades que pareciam muita coisa quando eu ainda não o tinha.

Certo dia comecei a pensar sobre isso. Comecei a pensar sobre como avaliamos o tempo que temos. Hoje eu não consigo me enxergar fazendo mais coisas do que já faço. Mas se eu tiver um novo filho, descobrirei que é possível. Eu tive que aprender a fazer as coisas de uma forma mais rápida. Se eu já era uma pessoa prática, tive que me tornar ainda mais prática. Eu descobri que 24h é mais tempo do que eu imaginava.

Eu sei que muitas mães sofrem com a falta de tempo. Recentemente uma mãe entrou em contato comigo para me perguntar como eu conseguia fazer tantas coisas (eu tenho 4 canais no Youtube, vários sites, cuido de vários projetos com meu esposo, cuido da casa, cuido do Ben, lavo, passo, cozinho…). Por isso separei algumas dicas para ajudar você que também tem a sensação de que faltam horas no final do dia:

  • Diminua seu tempo nas redes sociais. Acompanhe somente aquilo que agrega. Aquilo que só rouba seu tempo, como ver fotos nos perfis dos amigos, ou ficar rolando para cima e para baixo a timeline sem uma finalidade útil, você pode dispensar. Isso inclui silenciar grupos no WhatsApp e até mesmo sair de alguns deles. Só fazendo isso algumas mães já ganharão pelo menos 1h no dia.
  • Eleja suas prioridades e trabalhe nelas de forma ágil. Não basta ter prioridades. É preciso ser ágil ao lidar com as prioridades.
  • Planeje seu dia. 5 minutos organizando uma agenda para o dia pode lhe poupar algumas horas.
  • Delegue aquilo que é possível delegar. No meu caso, no final da gestação eu concluí que precisava de uma diarista. Então tenho uma moça que vem uma vez por semana trabalhar meio período. Existem coisas que somente eu posso fazer. Mas existem coisas que meu esposo pode fazer, a diarista, minha enteada, meus pais… essas coisas eu devo delegar.
  • Se possível, utilize roupas que não precisam ser passadas. Isso economiza muito tempo.
  • Faça um cardápio semanal. Cozinhar será mais rápido e econômico.
  • Inicie sempre o dia com Deus. Acredite, o dia rende muito mais quando seus primeiros minutos são passados na presença do Senhor.

 

Karyne Correia
Karyne Correia

Karyne Correia é mãe do Ben e madrasta da Isabela. Tem graduação e mestrado em Psicologia, formação em teoria musical, e se aventura no campo do artesanato e da costura.

1 Comentário

  1. Juliana disse:

    Obrigada.
    Excente tirou minhas dúvidas e acredito que vou melhorar muito com as dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *