A verdadeira educação promove um desenvolvimento harmônico de todo o ser. - www.pequeninaluz.com

A verdadeira educação promove um desenvolvimento harmônico de todo o ser.

Educando através de vivências
23/07/2017
Bíblia: o melhor livro para as crianças
06/08/2017
Exibir tudo

A verdadeira educação promove um desenvolvimento harmônico de todo o ser.

“Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2:52

Vivemos em uma sociedade que se acostumou a pensar a educação basicamente como sendo o ensino formal ministrado pelas escolas, e os bons modos ensinados pelos pais. É verdade que o conhecimento de línguas, matemática, geografia, história, artes… assim como portar-se educadamente à mesa, responder com respeito aos mais velhos, entre outras coisas, têm o seu valor, e é importante que nossos filhos adquiram conhecimento e habilidades nessas áreas. No entanto, a verdadeira educação vai além.

“A verdadeira educação inclui todo o ser. Ela ensina o devido emprego do próprio eu. Habilita-nos a fazer o melhor uso do cérebro, ossos e músculos; do corpo, mente e coração. As faculdades do espírito são as mais elevadas potências; têm de governar o reino do corpo. Os apetites e paixões naturais devem ser sujeitos ao domínio da consciência e das afeições espirituais. Cristo Se acha à testa da humanidade, e Seu desígnio é conduzir-nos, em Seu serviço, a elevadas e santas veredas de pureza. Mediante a assombrosa operação de Sua graça, temos de nos tornar completos nEle.” A Ciência do Bom Viver, pág. 398.

A verdadeira educação tem como objetivo final a eternidade. Por isso ela envolve tudo aquilo que diz respeito ao desenvolvimento de um caráter no qual estejam presentes as virtudes cristãs, um caráter semelhante ao de Jesus. Não se trata de preparar rapazes e moças para o mercado de trabalho. Tem a ver com o preparo de servos de Deus para o Seu reino.

Podemos seguramente dizer que a verdadeira educação “é o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais” (Educação, pág. 13). E não podemos jamais esperar que uma instituição de ensino cumpra o nosso papel em prover aos nossos filhos esse desenvolvimento harmônico. Não existe uma “receita de bolo” que serve para educar devidamente todas as crianças. É em casa que os pais podem prover aquilo que é necessário ao seu filho, tendo em vista suas capacidades e dificuldades. Que responsabilidade, e que privilégio o céu nos concedeu quando nos tornamos pais!

Deus abençoe você em sua tarefa diária de educar uma pequenina luz para brilhar nesse mundo!

Karyne Correia
Karyne Correia

Karyne Correia é mãe do Ben e madrasta da Isabela. Tem graduação e mestrado em Psicologia, formação em teoria musical, e se aventura no campo do artesanato e da costura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *