A seiva - www.pequeninaluz.com
O vento
14/10/2011
O fermento
18/10/2011
Exibir tudo

“Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira.” Romanos 11:17

Você sabe o que é a seiva de uma planta? A seiva é um líquido, parecido com água que existe dentro da planta. A seiva leva para os galhos e folhas da planta, nutrientes (alimentos) que a raiz absorve da terra. A seiva faz a planta ficar viva e saudável, é como se fosse o sangue da planta. Quando nós cortamos um galho, ele deixa de receber a seiva e em pouco tempo fica murcho e morre. Para que uma planta viva ela precisa receber a seiva que traz o alimento das raízes.

Jesus, certo dia, falou para os seus discípulos sobre uma videira que foi plantada por um agricultor. A videira tinha muitos ramos (galhos), alguns que davam frutos e outros que não davam. Os ramos que não davam frutos, o agricultor cortava, mas os que davam ele limpava (ou podava) para que dessem mais frutos ainda.

Quando Jesus contou esta história, Ele disse que Ele era a videira que havia sido plantada pelo agricultor, que é seu Pai. Ele disse também que nós somos os ramos da videira. Assim como os ramos da videira são alimentados pela seiva, quando nós estamos ligados a Jesus, somos alimentados pelo Espírito Santo.

Jesus também disse que quando não estamos ligados a Ele, não recebemos a seiva e não podemos produzir frutos. Os frutos significam as boas ações que fazemos que levam outras pessoas à Jesus. Você quer levar outras pessoas à Jesus? Então escolha permanecer ligado à videira e receber a seiva que é o Espírito Santo.

Mas como então podemos fazer para permanecermos ligados à videira, que é Jesus e receber a seiva que é o Espírito Santo? Pensando nEle constantemente, estudando a Bíblia que é a sua palavra, e orando à Ele cada vez que tivermos um problema e escolhendo fazer a Sua vontade cada vez que Ele falar ao nosso coração. Vamor orar?

Minha oração: Querido Deus, eu quero estar constantemente ligado à Ti. Envia o teu Espírito ao meu coração. Eu quero receber a seiva e produzir frutos de amor para que outras pessoas conheçam a Jesus. Em nome de Jesus, Amém!

Texto adaptado do material “Meu Amigo, o Espírito Santo”, de Rute Bazan.

Karyne Correia
Karyne Correia
Karyne Correia é mãe do Ben e madrasta da Isabela. Tem graduação e mestrado em Psicologia, formação em teoria musical, e se aventura no campo do artesanato e da costura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *